En español | Em português – Traduzido com a versão gratuita do tradutor – DeepL.com

CAPS 2024 Convocatoria de presentaciones individuales

Comparta sus puntos de vista, investigaciones, experiencias o nuevas ideas sobre las prácticas de las ciencias participativas: las herramientas, estrategias o innovaciones que hacen que los proyectos tengan éxito.

Presentarse es fácil y puede abrir puertas a más ideas, conexiones y trabajo inspirado en este campo.

Convocatoria de presentaciones 2024 Los plazos son los siguientes:

Presentaciones
(charlas relámpago y pósters)

SÓLO presentaciones especiales:

Prorrogado até 5 de abril
devido aos feriados

Carteles
(ninguna charla relámpago garantizada)

Posters de última hora sobre cualquier tema considerados hasta el 30 de abril.

2
Aberta a chamada para apresentações em 2024

As apresentações individuais em nossa Conferência Virtual de 2024 serão compartilhadas por meio de um formato híbrido de discussão de pôsteres. Cada dia da conferência contará com uma sessão de discussão ao vivo com palestras relâmpago dos apresentadores de pôsteres aceitos, bem como com o envolvimento assíncrono com os pôsteres virtuais por meio de comentários no espaço do evento virtual.

Os pôsteres são uma pedra de toque para iniciar uma conversa - para compartilhar ideias, convidar e fazer perguntas e aprender mais juntos, conversando com outras pessoas desta comunidade sobre o nosso trabalho. Os pôsteres virtuais podem ser tão simples quanto carregar o PDF de um pôster impresso, ou tão criativos quanto incluir vídeo, gráficos, slides, áudio, StoryMaps e muito mais. Os pôsteres aceitos ficarão disponíveis on-line durante todo o mês de junho e serão compartilhados em um espaço que incentiva comentários e conversas contínuas.

Para as sessões de discussão ao vivo, os apresentadores de pôsteres virtuais são convidados a participar e/ou ajudar a conduzir uma discussão sobre um tópico transversal relevante para vários pôsteres. Cada sessão terá 60 minutos e será aberta com apresentações de pôsteres muito breves (máx. 5 minutos), e terá como foco a discussão em grupo em torno de conversas como: avanço de grandes ideias; feedback sobre considerações para novos projetos; histórias que identificam interesses comuns, etc.

Noções básicas de envio:

Se quiser compartilhar seu trabalho com a comunidade de ciências participativas como parte da nossa conferência virtual de 2024, preencha o formulário de proposta de pôster, disponível aqui.

Esse formulário funciona melhor quando você tem todos os seus materiais prontos. Leia este guia de planejamento com antecedência para ajudá-lo a se preparar.

Os envios e revisores são convidados em inglês, espanhol e português por meio de parceria com a RICAP. O formulário está disponível em todos os idiomas por meio dos serviços de tradução da AI.on basics

¿Desea más información?

Este acto invita a presentar ponencias centradas en la práctica desde cualquiera de estas perspectivas:

  • RESULTADOS DA PESQUISA: resultados da pesquisa, compartilhando percepções sobre práticas científicas participativas.
  • HISTÓRIA DE LIÇÕES APRENDIDAS: lições aprendidas com experiências no local
  • TRABALHO EMERGENTE: convite a comentários sobre novos projetos, tecnologias ou pesquisas em andamento (pode ser descritivo, mas não promocional).

Cómo preparar su idea: 

As ideias que se encaixam bem neste evento são:
  • Relevantes para o trabalho no campo das ciências participativas (ciência cidadã, ciência comunitária, monitoramento voluntário, ciência de crowdsourcing, etc.)
  • Concentre-se em práticas – ajude outras pessoas nesse campo a saber COMO você faz o seu trabalho e como elas podem aplicar o que você compartilha em seus projetos (veja também PRÁTICAS abaixo).
  • Tenha histórias informativas, resultados de pesquisas ou lições aprendidas para compartilhar com outras pessoas nesse campo (consulte também CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO, abaixo).
Veja a seguir o que você precisa preparar: 
  • Un título (100 caracteres o menos)*.
  • Un breve resumen (~150 palabras)
  • Algunas palabras clave, así como el nombre y la dirección de correo electrónico de los demás autores.
  • Todo lo demás son respuestas a algunas preguntas básicas del menú, como el tipo de presentación (investigación, historia o trabajo emergente), si desea presentar en directo, etc. (todas las opciones están en la GUÍA DE PLANIFICACIÓN).
¿Es la primera vez que comparte un póster virtual para nuestros eventos? Habrá disponible un kit de herramientas para pósteres con información detallada sobre cómo elaborar y compartir un póster virtual en el sitio del evento. También se invitará a los presentadores aceptados a las sesiones de revisión de pósteres y a las horas de oficina abierta, donde podrán recibir apoyo y comentarios sobre su póster.

Timeline and terms:

¿Cuántas ideas puedo presentar?Sólo se tendrán en cuenta dos presentaciones por autor principal. El comité del programa se reserva el derecho de aceptar a cada presentador en una sola sesión de debate en directo (se podrá aceptar una segunda como póster virtual).

¿Tendré que pagar algo? Enviar una idea para la presentación de un póster individual no tiene ningún coste. Si es aceptada, el autor de la presentación tendrá que inscribirse en la conferencia de 2024 (ver tarifas y opciones aquí). 

¿Cuál es la fecha límite?Hay varias. Las presentaciones (charlas relámpago) como parte de los capítulos especiales pueden enviarse hasta el 28 de marzo de 2024 Prorrogado até 5 de abril devido aos feriados. ¿No forma parte de esos capítulos pero quiere hacer una charla relámpago? Envíela antes del 29 de febrero de 2024. Los pósters que se presenten fuera de plazo se aceptarán hasta el 30 de abril, pero no se garantizará su inclusión en el grupo de debate. 

¿Cuándo tendré noticias?Las propuestas serán revisadas y los autores serán notificados de las decisiones a principios de marzo de 2024, con la excepción de los capítulos especiales, que serán notificados a principios de abril. Las propuestas tardías de pósters se revisarán de forma continua.

¿Quién revisa estas ideas?El comité de planificación de la conferencia de la AAPS revisará todos los pósters. Cada póster tendrá de 2 a 4 revisores.

Si me aceptan, ¿qué hago? Todos los presentadores deben inscribirse antes del 15 de mayo de 2024 para confirmar su participación en el programa.

Review Criteria:

Os resumos são curtos para facilitar ao máximo o envio e a revisão. Os títulos e resumos dos pôsteres aceitos serão usados no programa final, portanto, sinta-se à vontade com o conteúdo que enviar. A equipe da AAPS e o Comitê de Planejamento da Conferência não editarão os resumos para fins de clareza. Poderemos reformatar os detalhes somente se necessário para atender aos padrões do site da conferência.

Os envios serão analisados pelo comitê de planejamento da conferência. Os revisores usarão critérios criados para garantir que o conteúdo enviado seja relevante para a Conferência e atenda aos valores da Associação de diversidade, respeito e colaboração, acessibilidade, participação, integridade e transparência. Consulte o código de conduta do evento para obter mais detalhes.

Os envios devem ser relevantes para o trabalho nas ciências participativas e se enquadrar em um dos três tipos de conteúdo a seguir: RESULTADOS DE PESQUISA; HISTÓRIAS DE LIÇÕES APRENDIDAS; ou TRABALHO EMERGENTE.

Práticas:

Esta é a sua oportunidade de inspirar, conectar-se e/ou aprender com pessoas de outros campos de pesquisa, escalas e tamanhos de projetos e áreas de especialização. O que todos nós compartilhamos? Um interesse no que torna os projetos de ciência participativa poderosos e possíveis: as práticas que sabemos que funcionam, com as quais estamos lutando, que estamos tentando e que podem ser usadas ou tentadas por outras pessoas em seus projetos.  

Algumas categorias de áreas de prática transversais (relevantes para muitos projetos diferentes) que destacamos nos últimos anos estão em negrito – há muitas outras, e uma pequena lista (longe de ser exaustiva!) de algumas práticas específicas também está incluída abaixo.

  • Criação de relacionamentos e confiança na comunidade
  • Planejamento para ação e impacto
  • Planejamento para o aprendizado
  • Facilitação de projetos científicos participativos (participação, voluntários e engajamento)
  • Integridade na ética de dados
  • Práticas para justiça, equidade, diversidade e inclusão
  • Estratégias para uma ciência bem-sucedida (dados, métodos e tecnologia)

As áreas de prática específicas podem incluir coisas como (observe que essas são apenas ideias, há muitas, muitas outras): 

 

Organizar um evento de participação em larga escala – Técnicas colaborativas de análise de dados comunitários – Compreender os resultados de aprendizagem dos participantes – Protocolos de coleta de dados para regulamentação ambiental – Apoiar a liderança de jovens em projetos – Desenvolver uma política de privacidade – Ser coautor de um artigo com voluntários – Aplicar insights de marketing para envolver voluntários – Escolher e usar uma plataforma on-line para coleta de dados –